domingo, 4 de novembro de 2012

Resenha Crítica



  
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi criado em 1995 com o objetivo de atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua estadia em sala de aula. Atualmente, o valor repassado pela União a estados e municípios por dia letivo para cada aluno é definido de acordo com a etapa de ensino, sendo assim o repasse é feito diretamente aos estados e municípios.

Através do PNAE, a função do nutricionista é de extrema importância, pois o seu papel dentro da instituição de ensino é: Planejamento de cardápios, Programação, Supervisão, Treinamento, analisar o valor nutritivo e Educação alimentar e nutricional.

As instituições de ensino de certa maneira, tem que deixar bem claro aos alunos com relação ao pré-conceito em relação à merenda escolar, pois ela é para todos e não só para uma determinada classe social. Instruir aos alunos quanto à distribuição da merenda escolar e eles se alimentarem em cantinas (lanches comercializados).

Hoje em dia, há necessidade de crias um programa nutricional que englobe os alunos e os seus familiares para um treinamento para selecionar tipo de preparações mais saudáveis para os alunos, como exemplo, incluir alimentos com menos gorduras, glicose e sódio.

Sendo assim, chegamos a conclusão que a alimentação escolar correta seria através de uma orientação nutricional, respeitando as faixas etárias dos alunos, com alimentos de qualidade, quantidade em proporção adequada para termos uma vida mais saudável e diminuir uma possível obesidade infantil.

Um comentário: